Blog do Quesada

Busca

20/02/2010

Santos planeja segurar Neymar até 2018

O audacioso plano santista para manter o promissor atacante por uma década adota o mesmo modelo usado para repatriar Robinho: salários de padrão europeu bancados por empresas que queiram associar sua marca a do artilheiro de 18 anos.

O atacante já tem contrato para ficar na Vila Belmiro até dezembro de 2014. Mas o presidente Luis Alvaro pretende contar com o jovem ídolo até a Copa de 2018, intenção que já foi informada ao jogador.

Ao contrário da gestão anterior, comandada por Marcelo Teixeira, a atual não vê Neymar apenas como uma “mina de ouro”, nas palavras de um alto dirigente santista.

O Santos FC enxerga o craque com potencial para formar uma nova geração de torcedores, como fez a dupla Diego e Robinho, para comandar equipes vitoriosas e atrair patrocinadores e mídia.

“Só uma relação jogador-clube de longa fidelidade é capaz de forjar o verdadeiro ídolo”, profetiza Luis Alvaro.

O clube sabe ser inevitável o assédio dos europeus sobre Neymar, principalmente se ele ganhar títulos e defender a seleção brasileira. Precavido, o Santos aumentou a multa rescisória para clubes do exterior para 35 milhões de euros.

Mas o dirigente tem dito que combaterá as investidas européias oferecendo ao atleta dinheiro compatível ao que receberia no Velho Continente.

A nova estratégia do Santos é simples, mas incomum no futebol brasileiro: “vender” o espetáculo, não mais os artistas.

Por Leandro Quesada às 21h22

Zidane defende Kaká; Real sonda Mourinho

Gente! Cornetadas não são exclusivas do futebol brasileiro. Veja o caso de um dos maiores clubes do planeta.

A queda diante do Lyon na Champions League deixou bem agitado o ambiente no Santiago Bernabéu.

O técnico Manuel Pelegrini defende-se ao dizer “que é o melhor Real dos últimos quinze anos”. Exagero dele, claro. O chileno já ouve o nome do português José Mourinho cotado para assumir o comando merengue. Atualmente, Mourinho tem contrato por três anos com a Inter, mas uma rescisão permitiria a saída de Milão.

Conselheiros madrilenhos tentam convencer o presidente Florentino Perez a trazer o experiente lusitano que treinou Porto e Chelsea.

Além do Pelegrini, as estrelas do Real estão na mira dos críticos e torcedores. Kaká, Cristiano Ronaldo e Benzema ainda não arrancaram suspiros. O diretor Jorge Valdano também deu uma alfinetada: “Deixamos uma má impressão”.

Eis que Zinedine Zidane, o algoz da seleção brasileira em duas copas do mundo, surge para minimizar a ira da torcida.

Zizou, em entrevista aos jornais esportivos da Espanha, afirma ter confiança total no futebol de Kaká e do compatriota Benzema, duramente contestados após a derrota para o Lyon. ”Foi apenas uma atuação ruim. No jogo da volta, eles vão triunfar”, aposta o ex-craque da seleção francesa, da Juventus e do Real Madrid.

Por Leandro Quesada às 03h12

19/02/2010

“Ainda penso na seleção”, diz Antônio Carlos

Frustrado com o fato de não ter disputado uma Copa do Mundo, o novo técnico do Palmeiras, almeja um sucesso tão grande na nova carreira que o leve ao comando da seleção brasileira um dia: “Fiquei triste por não ter atuado em um mundial, mas vou sonhar sempre. Vou trabalhar pra isso”. Para quem não viu, Tonhão foi um dos maiores zagueiros do Brasil.

O desempenho no Palmeiras terá um papel importante no sonho.

Antônio Carlos é um cara ambicioso. “Sempre tive vontade de vencer como jogador, dirigente e agora como treinador”, afirma.

Fã de Telê Santana, que o dirigiu no São Paulo na década de 90, o treinador coloca o mestre na posição de número um em todos os tempos: “É impossível superá-lo. Eu quero usar o que aprendi com Telê”.

Quem sabe ele não supere Wanderley Luxemburgo e Muricy Ramalho que, coincidentemente, foram os últimos que dirigiram o verdão. “Posso me igualar aos dois grandes nomes”, projeta.

E para ter tudo isso - reconhecimento, títulos e seleção - Antônio Carlos não perde tempo e já dirige o time no clássico.

Por Leandro Quesada às 22h11

Antônio Carlos ainda não fala como técnico do verdão

"Antes vou definir a minha saída do São Caetano, por respeito às pessoas que me deram a primeira oportunidade para treinar um time. Aí posso assinar o contrato com o Palmeiras e ser anunciado", explicou no papo exclusivo e rápido que teve comigo na Rádio Bandeirantes.

Na reunião no fim da noite desta quinta-feira, com as presenças de Belluzzo e Cipullo, ficou definida a contratação do substituto de Muricy Ramalho. Tudo está acertado entre o Palmeiras e o novo técnico. Zago, como era chamado na Itália, conversará nas próximas horas com o clube do ABC paulista para tratar do encerramento do vínculo.

Ironicamente, o pesadelo de ontem (ele dirigiu o azulão na vitória sobre o verdão) é a esperança de amanhã. Tonhão tem história de sobra na Academia de futebol. No início dos anos 90, na era Parmalat, se destacou como um dos grandes craques de um time que tinha Evair, Edmundo e cia. Chamar de craque um zagueiro não é para qualquer um.

O Palmeiras é o segundo clube de Antônio Carlos depois da primeira experiência como treinador no São Caetano, carrasco palmeirense, na goleada de quarta-feira. Antes de vestir a pele de técnico, ele foi diretor de futebol do Corinthians, onde fez um trabalho de destaque ao apostar no nome do colega Mano Menezes do Grêmio.

Desejo sorte ao Tonhão, zagueiro de qualidade, dirigente competente e técnico de futuro.

Lamento aqui a saída de Muricy Ramalho. Um grande profissional, legítimo tricampeão, agora livre no mercado.

Por Leandro Quesada às 02h31

18/02/2010

Conselheiros palmeirenses exigem mudanças na cúpula

Os desdobramentos da derrota humilhante do Palmeiras serão conhecidos nas próximas horas. Por trás das questões táticas e técnicas do time, esconde-se uma outra tão importante quanto, a política.

Alguns conselheiros exigem as cabeças do vice Gilberto Cipullo e do gerente Toninho Cecílio, os alvos prediletos das críticas nos círculos do poder no Palestra Itália. Os ouvidos de Belluzzo já estão acostumados com as reclamações.

A demissão de Luxemburgo e a contratação de Muricy Ramalho foram decididas pelo presidente palmeirense sem nenhum tipo de consulta aos homens da cúpula do futebol.

Fábio Raiola, ex-diretor financeiro, convenceu Belluzzo a contratar Muricy para o lugar de Luxa. Antes do episódio, Cipullo e Toninho tentaram sem sucesso emplacar o interino Jorginho, querido do elenco, no cargo. Ambos falharam na missão.

Aos poucos os dois homens do futebol perdiam a voz e a força com a presidência e obviamente com o grupo de jogadores. A relação está desgastada, não há dúvidas, apesar dos desmentidos de ontem e depois deste texto, dos desmentidos futuros.

A parceira Traffic apóia Cipullo, mas Belluzzo não abre mão da condução do futebol. Se fizer isso, o próprio mandatário será alvejado pelos descontentes.

Fico com a impressão que a demissão de Muricy, como disse o presidente do verdão, seria uma “falta de inteligência” e não tenho certeza se a demissão da dupla Cipullo-Toninho fará o time jogar mais futebol.

O problema está nas mãos do professor Belluzzo. Este senhor, partícipe da intelligentsia nacional, tomará a decisão mais sábia para o bem do Palestra Itália.

Por Leandro Quesada às 03h50

16/02/2010

Fernandão não vem mais para o Tricolor

A novela acabou!

A contratação do atacante não vingou depois de quase três meses de tentativas do São Paulo. “A negociação está encerrada”, confirmou o vice-presidente do Goiás, Edmo Pinheiro à Rádio Bandeirantes.

O dirigente ficou irritado com a falta de atenção da direção são-paulina. “Até hoje o São Paulo não disse sim ou não. Perdi a paciência. Não vamos alimentar mais essa história”, completou.

O clube goiano queria R$ 1,5 milhão e ainda quatro jogadores do tricolor no negócio. A proposta que incluía tantos atletas assustou o técnico Ricardo Gomes.

O contrato de Fernandão com o Goiás se encerra no fim do ano. “A partir daí, ele pode negociar com quiser”, finalizou Edmo Pinheiro.

Por Leandro Quesada às 21h13

15/02/2010

Ronaldo está quatro quilos mais magro

Não foi no desfile da Gaviões no carnaval paulistano ou na Sapucaí no Rio que o fenômeno perdeu peso.

Antes da folia na avenida, a “semana positiva” chamada assim pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti, foi fundamental para o atacante na recuperação da lesão na perna e na preparação física mais intensa. “Eventuais paradas são necessárias para quem passou por várias lesões”, avalia Mazziotti.

A comissão técnica corintiana acredita que Ronaldo atingirá o mesmo ponto alto do primeiro semestre do ano passado quando foi campeão Paulista e da Copa do Brasil.

O preparador físico Walmir Cruz explicou em entrevista ao programa Esporte em Debate da Rádio Bandeirantes que foi “utilizado o mesmo planejamento de 2009. E atualmente Ronaldo está um passo à frente na preparação”.

Cruz não revelou se o maior artilheiro das Copas atuará no sábado contra o Rio Branco para ganhar “ritmo de jogo” ou se volta na estréia do Corinthians na Copa Libertadores, dia 24.

E quanto pesa Ronaldo? A informação não é divulgada pelo clube. Walmir riu da minha brincadeira quando eu disse que o peso do fenômeno está entre “90 e 100 quilos”. E está mesmo.

Por Leandro Quesada às 20h28

Sobre o autor

Repórter e apresentador da rádio e TV Bandeirantes desde 1995, Leandro Quesada cobre os principais eventos da emissora. São 3 Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006, além de coberturas jornalísticas de Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Estaduais, Libertadores, Mundiais de Clubes, Liga dos Campeões, eliminatórias da Copa, amistosos da seleção, Copa América, entre outros. Na Rádio Bandeirantes, é repórter e também apresentador do programa Esporte em Debate desde 1999. Na TV, é um dos comentaristas do Jogo Aberto, programa da Band, comandado por Renata Fan. Em 2002, ganhou o prêmio de melhor repórter esportivo dado pela Aceesp - Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. O jornalista ainda foi um dos informantes da CPI CBF-Nike - que investigou o submundo do futebol brasileiro.

Sobre o blog

Paulistano nascido no bairro histórico do Ipiranga, criado na República da zona leste da capital, torcedor do Juventus da Mooca, Quesada trará matérias especiais e notícias exclusivas dos bastidores do futebol.