Blog do Quesada

Busca

06/03/2010

Neto e Marcos façam as pazes, já!

Particularmente fiquei triste com a discórdia envolvendo dois caipiras do futebol.

Dois grandes ídolos não deveriam se desentender assim. Não pega bem para nenhum deles.

Eu conheço muito bem Neto e Marcos. Acompanhei a carreira inteira do “xodó da fiel”. Vi Neto se transformar em um dos maiores comentaristas da TV. Tudo de perto. Na Rádio Bandeirantes e agora na Band. Neto fala pelos “cotovelos”. Fala de coração, sem maldade. Sempre foi assim e assim será. Não queiram mudá-lo. Se fizerem isso, Neto não será mais o Neto.

O ruído na comunicação esquentou. Neto comentou algo sobre Marcos. Marcos não gostou.

Marcos... São Marcos, outro que fala pelos “cotovelos”. Diz o que pensa, sem meias palavras. Vi quando chegou ao Palmeiras. De lá pra cá ele não mudou em nada. Não ganhou soberba e manteve a simplicidade do sujeito do interior. Um cara verdadeiro. Um chorão que reclama da vida dura de goleiro, dos pinos espalhados pelo corpo, das dores. Um dos maiores goleiros do mundo em todos os tempos. Dono de milagres. Simplesmente, São Marcos.

Não importa quem errou. Quem falou mais duro. Curioso é que eles são tão parecidos na vida sofrida da infância, no carisma, na transparência, na veracidade. Duas figuras fantásticas, dois gênios.

Se eu pudesse, os colocaria frente a frente, para um bom papo. Se pudesse daria um “puxão de orelha” em ambos.

Neto e Marcos façam as pazes, já!

Por Leandro Quesada às 17h25

05/03/2010

Traffic breca interesse do Fla por Diego Souza

O caminho de Diego Souza não será o mesmo do colega Wagner (ou Vagner) Love: a Gávea. Não, por enquanto.

Criticado no ano passado depois do fracasso do Palmeiras no Brasileirão, o meio campista voltou a ser o alvo dos torcedores insatisfeitos com a má campanha de 2010.

Ciente do ambiente desgastado vivido pelo atleta no Palestra Itália, o Flamengo procurou a Traffic para fazer negócio. O meio-campista foi sondado para atuar no Fla. Os salários de R$ 200 mil e mais R$ 1 milhão de luvas no ato foram oferecidos.

O dono da Traffic, J. Hawilla tem um carinho especial pelo jogador, considerado um “xodó” pelo empresário. Hawilla acredita que Diego Souza tenha mercado na Europa e que poderá ser negociado por um bom valor.

Em 2007, a parceira do Palmeiras pagou 3,75 milhões de euros aos portugueses do Benfica para contratá-lo. À época, Diego estava emprestado ao Grêmio, vice campeão da Libertadores.

** Entre 2005 e 2006, ele defendeu o Flamengo (39 jogos e 7 gols).

Por Leandro Quesada às 16h09

04/03/2010

Marcos ratifica: “Fico até janeiro de 2011”

De cabeça fria, Marcos confirma o discurso feito no calor do jogo: “Vou ficar até janeiro de 2011. Se tiver paciência para chegar lá (risos)”.

As curtas palavras foram emitidas em um papo que teve comigo, quando deixava um dos campos da Academia de Futebol, nesta quinta-feira.

Um dia depois de soltar o “verbo” sobre o futuro dele no futebol (após a derrota para o Santos André), o pentacampeão mais tranquilo manteve a retórica da aposentadoria.

Se abandonar mesmo a posição de goleiro em janeiro do ano que vem, Marcos poderá assumir uma função na comissão técnica do time. Ao dizer que “parar é uma coisa e largar é outra”, o ídolo deixa claro que não pretende sair do mundo do futebol.

Quem sabe na pele de assistente técnico, gerente ou até mesmo preparador de goleiros. “Não no meu lugar”, brincou Valdir Joaquim de Moraes, eterno goleiro palmeirense e atualmente auxiliar técnico da equipe do Palmeiras.

Por Leandro Quesada às 20h56

Marcos, o ídolo cansado

“Vou adiantar para a torcida do Palmeiras que o sofrimento dela comigo acaba neste ano”, disparou Marcos no intervalo do jogo contra o Santo André.

O passional goleiro sentiu assim mais uma noite de tantas noites infelizes do Palmeiras. Não foi a primeira dor e se foi a última somente o tempo dirá.

Marcos, o São Marcos, é deste jeito. O pacato cidadão, caipira de Oriente, que fuma cigarro de palha e adora como eu, um whisky, já não suporta mais tantos esforços, sem recompensas. Na vida profissional dele tem mais tempestade que bonança. Os títulos da Libertadores pelo verdão e da Copa de 2002 pelo Brasil foram alguns dos poucos momentos mágicos.

De resto, sofrimento, rebaixamento, treinos duros e concentrações, pressões, contusões e pinos no corpo.

Marcos chegou ao limite. Ama o que faz, mas o “pacote” é muito penoso. Quando lembramos das conquistas, os últimos dois anos têm sido árduos. O Paulistão no primeiro semestre de 2008 veio e depois nada mais de lá pra cá.

Mesmo com a paciência esgotada, Marcos não vai abandonar a carreira, não vai jogar a toalha ou guardar as luvas. Não! Simplesmente é o desabafo de quem é a voz dentro de campo do torcedor da arquibancada, cansado como o ídolo de insucessos seguidos, de lutar, chegar perto e na hora H, deixar escapar o sonho.

Marcos tem contrato com o Palmeiras até 2011. Depois da aposentadoria como goleiro, ele será um dos integrantes da comissão técnica do time.

Por Leandro Quesada às 01h54

02/03/2010

Pelé "deixa" fora da Copa, Ronaldo, Ronaldinho e Neymar

Palavra de “rei” é palavra de “rei”, em que pese algumas opiniões não concretizadas nos últimos tempos.

Com a chegada da convocação final em maio para a Copa da África do Sul, o técnico da seleção brasileira receberá pressões para chamar jogadores ausentes da lista. Nomes estão aí, comentados nas rodas do futebol: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

O atleta do século apóia a decisão do treinador: “Já passou o momento dele. (Ronaldo). Já Ronaldinho voltou a jogar bem só agora e eu levaria Neymar mas ele chegou tarde. Dunga tem um conceito definido, fica difícil tirar um jogador e colocar outro”, afirmou Pelé.

Dunga acenou com o discurso do “grupo fechado” para descartar qualquer surpresa de última hora. Ao não ser que ocorra um fato novo, a lista final está praticamente definida com 23 jogadores. As duas vagas na lateral esquerda são incógnitas, assim se sustenta a possibilidade de Daniel Alves (ala direito) ser improvisado no setor durante o mundial de 2010.

Por Leandro Quesada às 21h40

01/03/2010

Chefe nega proteção ao Santos e veto a Carvalho

O árbitro José Henrique de Carvalho não será vetado para os jogos do Corinthians em decisão tomada pelo presidente da comissão de arbitragem de São Paulo. O coronel Marinho confirmou a escalação de Carvalho na partida entre Monte Azul e Mirassol pelo Paulistão.

Carvalho mostrou o cartão amarelo para oito jogadores corinthianos e ainda expulsou Moacir e Roberto Carlos. No lance do lateral, o árbitro “cumpriu a regra e a expulsão de Roberto Carlos foi interpretativa na opinião dele. O lateral dobrou o joelho ao tentar cavar o pênalti”, defendeu Marinho.

O técnico Mano Menezes reclamou que ninguém pode tocar “nos meninos da Vila que é falta e já vem cartão”. O chefe da arbitragem rebateu: ”Não! Não há nenhuma proteção. O Santos também reclamou de Luis Flávio contra o Mogi Mirim e o juiz não foi vetado”.

Em entrevista ao Esporte em Debate da Rádio Bandeirantes, Marinho reagiu aos protestos do Corinthians ao afirmar que “um time quis jogar, o outro reclamar”.

Por Leandro Quesada às 21h04

Sobre o autor

Repórter e apresentador da rádio e TV Bandeirantes desde 1995, Leandro Quesada cobre os principais eventos da emissora. São 3 Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006, além de coberturas jornalísticas de Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Estaduais, Libertadores, Mundiais de Clubes, Liga dos Campeões, eliminatórias da Copa, amistosos da seleção, Copa América, entre outros. Na Rádio Bandeirantes, é repórter e também apresentador do programa Esporte em Debate desde 1999. Na TV, é um dos comentaristas do Jogo Aberto, programa da Band, comandado por Renata Fan. Em 2002, ganhou o prêmio de melhor repórter esportivo dado pela Aceesp - Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. O jornalista ainda foi um dos informantes da CPI CBF-Nike - que investigou o submundo do futebol brasileiro.

Sobre o blog

Paulistano nascido no bairro histórico do Ipiranga, criado na República da zona leste da capital, torcedor do Juventus da Mooca, Quesada trará matérias especiais e notícias exclusivas dos bastidores do futebol.