Blog do Quesada

Busca

22/05/2010

Legião estrangeira leva Inter ao título

O mundo globalizado do futebol cria a situação de um time ser campeão apenas com titulares estrangeiros.

A esquadra de Milão iniciou a partida contra os germânicos do Bayern Munique pela pomposa Champions League, sem nenhum atleta nascido na ¨bota¨. A entrada do zagueiro italiano Materazzi no final deu o toque ¨campioni¨.

Não concordo com os defensores da tese de que a atuação de um único jogador da Itália represente a fraqueza do futebol neste país. Afinal a squadra azzura é a atual campeã mundial.

A Internazionale começou a decisão com Júlio César (Brasil), Maicon (Brasil), Lúcio (Brasil), Samuel (Argentina) e Chivu (Romênia); Cambiasso (Argentina), Zannetti (Argentina) e Sneijder (Holanda); Eto’o (Camarões), Pandev (Macedônia) e Milito (Argentina). Depois entraram Muntari (Gana), Stankovic (Sérvia) e Materazzi (Itália). No comando, o técnico português José Mourinho.

Eles garantiram o terceiro título da Inter na competição depois de 45 anos do bi-campeonato de 64/65.

Por Leandro Quesada às 19h50

Daniel Alves é o cara

Daniel Alves é o ¨curinga¨ da seleção brasileira.

O jogador do Barcelona pode atuar nas duas laterais, no meio campo como volante ou na armação. Ironicamente, a versatilidade de Daniel não o garante como titular em nenhuma das posições.

Na lateral direita, Maicon da Inter tem a preferência do técnico, mas com a sombra de Daniel, também cotado na outra banda já que não há certeza se assume Michel Bastos ou Gilberto.

O atleta do Barcelona é opção para o meio-campo. Na vaga de volante em caso de necessidade e ainda mais no setor de criação, no lugar de Kaká, se o meia não estiver bem um dia.

Por Leandro Quesada às 14h15

Kaká e L. Fabiano prontos para a Copa

Deus te ouça! Dr. Runco. O médico da seleção brasileira promete ¨entregar¨ os dois jogadores em condições clínicas ideais para os treinos em Johanesburgo. Aqui em Curitiba apenas o trabalho de recuperação para ambos.

Kaká e Luis Fabiano se recuperam de contusões na coxa e assim que forem liberados, já poderão treinar com bola. Uma excelente notícia para a criatividade do meio-campo e a eficiência do ataque do time de Dunga.

O meia e o atacante serão fundamentais, ao lado de Robinho, para o Brasil ganhar o hexa. Sem a dupla inteira, o caminho da seleção no continente africano será mais complicado.

O preparador físico Paulo Paixão projetou que o Brasil chegará ao ápice da forma a partir do terceiro jogo no mundial. Nos duelos com Coréia do Norte e Costa do Marfim pode faltar fòlego. 

Por Leandro Quesada às 23h45

20/05/2010

Kaká, o primeiro...

O craque do Real Madrid foi o primeiro jogador da seleção brasileira a se apresentar aqui em Curitiba.

Por pouco não esbarrei no ex-são-paulino no aeroporto, hoje pela manhã. A jornalista Helô Campanholo conversou com Kaká e me contou que ele já está respirando os ares da Copa do Mundo. No papo, Kaká afirmou estar ¨muito bem¨, afastando assim as preocupações com as condições clínicas que o tiraram de alguns jogos importantes do Real Madrid.

Eu torço para que Kaká esteja muito bem mesmo e totalmente recuperado das dores no púbis. A seleção brasileira dependerá bastante do nosso principal astro na África do Sul para buscar o hexa.

Sorte! Kaká.

Por Leandro Quesada às 14h55

18/05/2010

Antônio Carlos: ¨demitido no dia do aniversário¨

O técnico não escondeu a mágoa com a forma adotada pelo Palmeiras de informá-lo sobre a demissão: ¨Os dirigentes estavam no evento da Traffic, mas fui avisado pelo meu empresário por telefone¨.

O motivo da saída não foi compreendido por Antônio Carlos: ¨Não briguei com Robert. É mentira! Eu apenas cobrei os atletas que chegaram tarde ao hotel. Robert não foi o único¨.

O ex-treinador do Palmeiras revela que o substituto vai encontrar um ambiente difícil. ¨Espero que a situação interna do Palmeiras melhore para o time também se ajustar. A pausa na Copa ajudaria a equipe. Infelizmente o trabalho foi interrompido¨, revelou.

Antônio Carlos deixa o Palestra no dia em que completa 41 anos: ¨Fui demitido no dia do meu aniversário. Um presente de grego¨, desabafou.

Por Leandro Quesada às 22h40

Felipão vira meta; Adílson é o plano B

Um contato telefônico será feito com o técnico pentacampeão do mundo nesta quarta-feira. Se Felipão aceitar a proposta palmeirense, a volta do gaúcho será confirmada já.

Caso o Palmeiras não entre em acordo com Felipão, o plano B é Adílson Batista do Cruzeiro. Mas dependeria da eliminação do Cruzeiro para o São Paulo na Libertadores.

A família de Felipão deseja permanecer no exterior por mais dois anos, um obstáculo para o fechamento da negociação segundo Gilberto Cipullo, vice de futebol.

O dono da Traffic, parceira do Palmeiras, J. Hawilla afirmou em entrevista à rádio Bandeirantes que Felipão ¨volta ao Brasil apenas em 2011¨.

Por Leandro Quesada às 21h11

Antônio Carlos está demitido

O técnico foi demitido do Palmeiras, na primeira hora desta terça, pelo presidente Luiz Gonzaga Belluzzo.

Antônio Carlos recebeu por telefone a informação do empresário Carlos Leite, que cuida dos interesses do treinador, durante a festa de 30 anos da Traffic, em São Paulo.

Assim que soube da demissão, Antônio Carlos deixou rapidamente o evento.

 

Por Leandro Quesada às 01h20

Belluzzo pede as cabeças de A. Carlos e Robert

O técnico desmentiu a briga com o atacante no ônibus que levou a delegação para o aeroporto Santos-Dumont, antes do embarque para a capital paulista.

Antônio Carlos ficou irritado com o atraso de Robert e outros dois jogadores que chegaram ao hotel bem tarde, na madrugada deste domingo. O ato de indisciplina provocou a discussão mais forte.

O presidente palmeirense Belluzzo acreditou na versão da briga e cogitou mandar embora o treinador e o atacante do clube.

O assunto está nas mãos do vice de futebol e bombeiro Gilberto Cipullo que tenta amenizar a situação. Cipullo defende Antônio Carlos e deseja evitar a dispensa dos atletas que curtiram a balada no Rio.

Por Leandro Quesada às 00h13

17/05/2010

Ballack: Copa mais pobre

Seja qual for o motivo, craques ou bons jogadores desfalcam o mundial sul-africano e deixam a competição menos interessante. Contundidos, esquecidos pelos técnicos ou em seleções ausentes do evento, eles formam um time internacional. O alemão do Chelsea é o nome mais recente na lista de desfalques.

Além dele estão fora os ingleses Beckham e Owen. O baixinho goleador paraguaio Cabañas é outro ausente. Na Argentina, Maradona não chamou Riquelme, Gago, Zanetti e Cambiasso. Na Itália foram renegados Del Piero, Nesta e Totti. A França deixou de lado Vieira e Benzema.

Sem falar na lista brasileira: Paulo Henrique Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Roberto Carlos... O holandês Van Nistelrooy não defenderá a equipe laranja. O sueco Ibrahimovic, o russo Arshavin, o ucraniano Shevchenko, o tcheco Rosick e o togolês Adebayor que não conseguiriam classificar as respectivas seleções para a fase final na África do Sul vão acompanhar a Copa pela TV.

Também correm risco por contusões, o ganês Essien, os ingleses Rooney e Terry e os espanhóis Fernando Torres e Fábregas. Na seleção de Dunga quem preocupa é Kaká.

Por Leandro Quesada às 11h20

16/05/2010

Washington cogita deixar SP

O grandalhão atacante são-paulino não consegue esconder o incômodo com o fato de ter perdido a condição de titular.

Antes mesmo da chegada de Fernandão, Washington perdera espaço no time. Nem mesmo os 12 gols feitos na temporada, que o colocam como o maior goleador da equipe, são suficientes para mantê-lo entre os titulares.

¨Tenho de recuperar a motivação. Vou conversar com Ricardo Gomes para saber se ele me quer¨, indicou o camisa 9.

O treinador entende o desconforto mas salienta que no futebol é assim, uma hora o jogador é titular e na outra é preterido.

Washington, na mira de Fluminense e Palmeiras, não nega uma transferência. Ele descartou, no entanto, atuar no Goiás. ¨Isso não me interessa, já vou avisando¨, concluiu.

Vejo Washington desmotivado no tricolor e perto da saída.

Por Leandro Quesada às 20h21

Sobre o autor

Repórter e apresentador da rádio e TV Bandeirantes desde 1995, Leandro Quesada cobre os principais eventos da emissora. São 3 Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006, além de coberturas jornalísticas de Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Estaduais, Libertadores, Mundiais de Clubes, Liga dos Campeões, eliminatórias da Copa, amistosos da seleção, Copa América, entre outros. Na Rádio Bandeirantes, é repórter e também apresentador do programa Esporte em Debate desde 1999. Na TV, é um dos comentaristas do Jogo Aberto, programa da Band, comandado por Renata Fan. Em 2002, ganhou o prêmio de melhor repórter esportivo dado pela Aceesp - Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. O jornalista ainda foi um dos informantes da CPI CBF-Nike - que investigou o submundo do futebol brasileiro.

Sobre o blog

Paulistano nascido no bairro histórico do Ipiranga, criado na República da zona leste da capital, torcedor do Juventus da Mooca, Quesada trará matérias especiais e notícias exclusivas dos bastidores do futebol.