Blog do Quesada

Busca

20/08/2010

Ineditismo: seleção treina mas não joga

Nunca havia presenciado uma decisão como esta tomada pela CBF. Eu estou estupefato!

O fato de não encontrar um adversário de primeiro escalão obrigou a entidade a limitar os trabalhos da seleção aos treinos no início de setembro na Europa. Uma desculpa que não cola.

Muito mais proveitoso seria atuar contra um adversário de menor expressão: Áustria, Suíça, Grécia e por aí vai...

A seleção deve entrar em campo para disputar jogos, competir de verdade, para que os jogadores mais novos sintam o tamanho das obrigações e Mano Menezes avalie melhor tudo que o cerca.

Essa ninguém entendeu, não mesmo.

O episódio deixa uma questão no ar: a seleção brasileira, ausente das eliminatórias da Copa 2014, se ocupará de que maneira durante o torneio que classifica para o mundial no Brasil ? Heim ?

Por Leandro Quesada às 22h13

19/08/2010

O golden boy Neymar fica!

O Santos FC conseguiu a proeza de segurar um dos maiores talentos do futebol mundial.

Neymar ficará na Vila Belmiro neste momento mesmo com o assédio do Chelsea. Os ingleses não aceitaram desembolsar os 35 milhões de euros pelo atacante.

O Santos aumentará a multa de rescisão de Neymar, ajustará o salário do jogador e prolongará por mais cinco anos o tempo de contrato.

Para o público brasileiro será um grande prazer acompanhar por mais um tempo o futebol brilhante do golden boy da Vila.

Parabéns ao Santos pelo esforço.

Por Leandro Quesada às 19h01

Itaquera Stadium

O tão sonhado estádio do Corinthians tem tudo para ser construído no bairro de Itaquera.

Com capacidade para mais de 50 mil pessoas, com o custo de aproximadamente 300 ou 350 milhões de reais, a casa do timão será erguida no terreno que durante anos foi usado como CT do time. A Odebrecht será responsável pela nova arena.

A mobilidade urbana em torno do local é um ponto positivo: metrô Corinthians-Itaquera e vias como Ayrton Senna, Jacú-Pessêgo, Radial Leste facilitarão a vida dos torcedores.

O presidente corinthiano Andrés Sanchez avisa que o estádio não servirá para os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Por Leandro Quesada às 18h46

Valdivia estreia contra o Guarani

O chileno foi inscrito na CBF.

Felipão escalará Valdivia domingo em Campinas.

Depois de uma longa negociação com o Al Ain, o ídolo do verdão finalmente voltará a vestir a camisa palmeirense.

Por Leandro Quesada às 18h27

17/08/2010

Neymar: futuro adiado

Um forte indício de que Neymar será negociado com o Chelsea. Se não fosse bastaria o Santos informar que não aceita o negócio, certo? Com mais três dias, os ingleses pensam mais um pouco se topam pagar o valor pedido pelos santistas.

Na sexta-feira o clube da Vila, o pai de Neymar e o empresário Wagner Ribeiro devem chegar a um acordo para definir ou não a transferência do jovem para o exterior.

O Chelsea pagará 21 milhões de euros para o Santos e 14 milhões para o grupo DIS (dono de 40% dos direitos do atleta).

A pressão para Neymar permanecer cresce a todo instante. Pelé, Zagallo e Mano Menezes querem que o garoto fique na Vila. ¨Se fosse meu filho diria para abrir mão da saída prematura¨, aumenta o coro Dorival Júnior.

Por Leandro Quesada às 21h39

Neymar está indeciso com transferência

Neymar não é um produto na prateleira de um supermercado ou não deveria ser. O ¨pagou, levou!¨ no entanto uma hora ou outra vai se aplicar. O Chelsea é o cliente rico que vê a mercadoria e paga o valor anunciado. Os anos de futebol nos mostram a falta de resistência de clubes e jogadores com as propostas em dólares e euros vindas do exterior.

Por mais que Neymar fale do ¨amor¨ pelo Santos e o presidente Luís Álvaro defenda a ideia de ¨vender o espetáculo, não o artista¨, a permanência do talentoso atacante na Vila Belmiro vira um dilema.

O Santos vende agora para o Chelsea por um valor menor do que poderia obter no futuro com o jogador mais consagrado e valorizado ou perde a melhor chance de fazer dinheiro com o craque ? Neymar terá outra proposta tentadora para se transferir para a Europa e garantir de vez a vida da família nas próximas décadas ?

O ideal - na visão dos amantes do futebol brasileiro - seria manter Neymar no Santos por mais três ou quatro anos. Uma verdadeira utopia se levarmos em conta os vários interesses envolvidos nesta possível transação: Neymar, a família dele, o empresário Wagner Ribeiro, o Santos e o grupo DIS (dono de 40% dos direitos).

Diante de tanto assédio, milhões e promessas, eu espero apenas que Neymar não se desconcentre da profissão e atuando aqui ou na Inglaterra não deixe escapar o prazer de jogar futebol.

Por Leandro Quesada às 02h12

15/08/2010

Dagoberto tem os dias contados

Preterido em uma das substituições do São Paulo contra o Cruzeiro, Dagoberto não escondeu a ira com a situação.

Desde que o tricolor foi eliminado da Libertadores, o meia-atacante deixou o time titular. ¨Antes alguns me davam tapinhas nas costas e agora nem olham pra mim¨, reclama o jogador que acha injusto ser o bode expiatório do fracasso no torneio sul-americano.

Dagoberto deseja permanecer do Morumbi desde que esteja ¨feliz e o clube também¨.

Na semana passada, o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e e Silva anunciou a intenção do SPFC de negociar Dagoberto com o exterior, em uma clara demonstração de que o atleta não faz mais parte dos planos do clube.

Os dias de Dagoberto estão contados no Morumbi.

Por Leandro Quesada às 21h26

Se liga, Corinthians!

A vantagem do Fluminense de Muricy Ramalho sobre o timão é de quatro pontos. Uma diferença pequena mas certamente uma diferença que não pode ser esnobada pelos oponentes.

O Corinthians é o único time capaz de seguir o líder no momento. O terceiro colocado Avaí - dez pontos a menos que o Flu - já está distante da briga pelo título.

O Brasileirão mostrou nas últimas edições a reviravolta na classificação. Alguns times despontaram na liderança, colocaram dez, onze pontos sobre o vice-líder e depois perderam o título. Mas a repetição do tal fenômeno não é garantida para aqueles que veem o time das Laranjeiras disparar na ponta.

O Flu segue forte e decidido a lutar até o fim para ficar com a Taça. Corinthians e outros concorrentes devem ficar atentos ao bom trabalho do tricolor carioca.

Por Leandro Quesada às 21h05

Palmeiras: agora vai!

Não há recuperação no futebol que não passe por uma boa vitória.

A primeira sob o comando de Felipão veio no momento mais delicado, de pressão no Palestra por uma virada, necessária para espantar o início de uma crise que se anunciava.

Talvez comece a sequencia para o verdão almejar algo no Brasilerão. O ¨algo¨ é o G4 que classifica para a Libertadores de 2011.

Possível projeção se levarmos em conta a diferença de apenas dois pontos que separam o Palmeiras do Botafogo, quarto colocado.

A preocupação de Felipão com a degola era exagerada como eu dizia. Com o retorno de Marcos e boas atuações de Kléber e Valdivia nos próximos jogos, a postura do time palmeirense será outra.

Por Leandro Quesada às 20h38

Sobre o autor

Repórter e apresentador da rádio e TV Bandeirantes desde 1995, Leandro Quesada cobre os principais eventos da emissora. São 3 Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006, além de coberturas jornalísticas de Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Estaduais, Libertadores, Mundiais de Clubes, Liga dos Campeões, eliminatórias da Copa, amistosos da seleção, Copa América, entre outros. Na Rádio Bandeirantes, é repórter e também apresentador do programa Esporte em Debate desde 1999. Na TV, é um dos comentaristas do Jogo Aberto, programa da Band, comandado por Renata Fan. Em 2002, ganhou o prêmio de melhor repórter esportivo dado pela Aceesp - Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. O jornalista ainda foi um dos informantes da CPI CBF-Nike - que investigou o submundo do futebol brasileiro.

Sobre o blog

Paulistano nascido no bairro histórico do Ipiranga, criado na República da zona leste da capital, torcedor do Juventus da Mooca, Quesada trará matérias especiais e notícias exclusivas dos bastidores do futebol.