Blog do Quesada

Busca

24/09/2010

E agora Luxa?

Qual será o destino de um dos maiores técnicos do Brasil? Eu estou curioso para saber. Luxemburgo está desempregado e livre no mercado de trabalho. Desempregado? Bem, não é a palavra que combina muito com o profissional que foi cinco vezes campeão do Brasileirão.

A pior campanha de Luxa na carreira lança algumas reflexões importantes. Chegou (ou passou) a hora dele se reciclar, esquecer de vez o papel de resolver tudo ao mesmo tempo agora e cuidar apenas da área em que certamente é um professor: o estrategista, como diz o mestre Avallone, o exímio montador de times de futebol.

Luxa não deveria mais cuidar da preparação física, do departamento médico, da nutrição, da fisiologia, da grama do CT, do Instituto WL e de mais trinta coisas. É muito para uma pessoa só.

A preocupação única com a formação de uma equipe devolverá a Luxemburgo o status perdido no momento. Desta forma ele se consagrou no passado e tem tudo para ressurgir em breve ou alguém duvida da capacidade do ¨profexô¨. Eu não duvido.

Por Leandro Quesada às 17h21

23/09/2010

Agente aprova ausência de Neymar

O empresário Wagner Ribeiro concorda com Mano Menezes que deixou o atacante fora da convocação da seleção brasileira: ¨Pela atitude de Neymar, eu entendo Mano¨.

O comandante do time nacional levou em conta a confusão criada pelo garoto da Vila que culminou com a demissão de Dorival Júnior do Santos. O agente contesta a culpa de Neymar na saída do treinador: ¨Ele não derrubou Dorival. Foi insubordinação do técnico que havia combinado com o presidente Luís Álvaro que Neymar jogaria contra o Corinthians¨.

No foco do noticiário esportivo, Neymar ¨está perdido com tanto assédio. Ele é um jovem ainda que gosta de vídeo-game, da namoradinha. De uma hora para outra virou um ídolo¨, diz.

Neymar já tem a ajuda de um psicólogo revelou Ribeiro em entrevista ao programa Esporte em Debate da Rádio Bandeirantes.

Diante de tantas críticas, a considerada mais pesada pelo jogador foi a declaração de Renê Simões: ¨Neymar não é um monstro. A declaração de Renê foi a pior. Ele não tem o direito de falar de quem não conhece¨.

Por Leandro Quesada às 21h25

Timão, o líder

O timão segue firme na liderança do Brasileirão 2010. Depois de ficar duas vezes atrás no placar, a equipe de Adílson Batista teve a tranquilidade necessária para buscar o empate e ainda virar o jogo contra o Santos.

A forma tranquila de jogar contribuiu diretamente para construir o poder de reação do Corinthians. Um Corinthians que não treme e que emplacou a terceira vitória seguida no BR 2010.

Ainda restam quinze jogos mas o time do Pq. São Jorge mostra a força para brigar até o final.

Por Leandro Quesada às 00h53

Neymar não fez diferença

Neymar jogou bem mas não o suficiente para salvar o Santos. Vi o golden boy mais tímido por conta do episódio que derrubou Dorival Júnior. Visivelmente incomodado com o mal-estar provocado nas últimas horas.

O técnico interino Marcelo Martelotte elogiou o comportamento do atacante no clássico: ¨O amadurecimento de Neymar pode estar começando¨.

Nos minutos finais da partida houve uma confusão entre os jogadores santistas e corinthianos mas Neymar não se envolveu desta vez.

Que continue assim garoto.

Por Leandro Quesada às 00h51

22/09/2010

SP oferece 480 mil para Dorival Jr

Com o interino Baresi desde a saída de Ricardo Gomes, o São Paulo FC tentou a contratação de Paulo Autuori e Abel Braga, que estão no futebol árabe. O alto valor de multa de rescisão dos contratos dos dois técnicos inviabilizou as negociações.

A briga envolvendo Neymar e Dorival Júnior abriu uma janela para a direção do tricolor procurar o então técnico do Santos.

O tricolor ofereceu cerca de 480 mil reais por mês para Dorival Júnior. Nas próximas horas novidades serão apresentadas.

Por Leandro Quesada às 12h56

Neymar derruba Dorival Jr

O Santos abandonou o técnico no episódio envolvendo Neymar. Lamentável! Desrespeitado pelo atacante, Dorival afastou o golden boy do jogo com o Guarani e também do clássico desta quarta com o Corinthians.

A decisão causou implicações. Pressionada por conselheiros, alguns torcedores, o agente Wagner Ribeiro, o pai do atleta e patrocinadores, a cúpula de futebol do Santos FC decidiu demitir o treinador.

Um precedente perigoso para o futuro comandante do time que encontrará um clube que se curva aos caprichos de um menino mimado.

Por Leandro Quesada às 23h02

21/09/2010

Parreira defende Dorival Jr

O tetracampeão Carlos Alberto Parreira, em tom crítico, defendeu o colega santista: ¨O treinador vive desprotegido no Brasil. Ninguém se preocupa com o trabalho, apenas com o resultado. Dorival tem o time nas mãos e não pode ser responsabilizado¨ sozinho pela decisão de afastar Neymar.

Parreira acha justo o treinador do Santos ter afastado o jovem craque mas pede para que ¨a punição não seja prolongada. Neymar vai fazer falta¨.

O técnico do Brasil em duas Copas do Mundo aconselhou Neymar a ¨botar a cabeça no lugar. Ele é um fora de série mas há limites¨.

Por Leandro Quesada às 21h29

Neymar queima o filme na CBF

A cúpula da entidade reprovou o destempero do atacante no episódio que o afasta de outro jogo do Santos no Brasileirão.

Na sede da CBF, no Rio, a postura de Neymar foi encarada como falta de respeito ao comando técnico de Dorival Junior.

Mano Menezes deu uma dica ao afirmar que a atitude ¨do jogador no clube pode influenciar no futuro dele na seleção¨.

Por Leandro Quesada às 20h58

Belluzzo: aguenta coração!

A falta de grana quase faz o coração de Belluzzo parar. As finanças palestrinas fazem mal as artérias coronárias do presidente do Palmeiras. Os atrasos de salários de alguns jogadores, a dívida com Lincoln, a obra da nova arena Palestra Itália que não sai e o dinheiro gasto para o alugar o Pacaembu causaram taquicardia no professor.

Além da situação econômica complicada, outro componente é o resultado dentro de campo. O Palmeiras vai mal no Brasileirão, o penta Felipão não consegue dar jeito no time e o chileno Valdivia, contratado por milhões, não faz mágica em campo.

O coração de Belluzzo resiste aos infartos.

Por Leandro Quesada às 17h18

20/09/2010

Ex-presidente santista não afastaria Neymar

Em entrevista ao Esporte em Debate da rádio Bandeirantes, o ex-presidente santista garante que tomaria outra decisão no caso Neymar: ¨Eu não teria afastado Neymar. Quem é punido é o Santos¨.

A atuação Wagner Ribeiro foi criticada por Marcelo Teixeira, contrário ao agente responsável por ¨forçar a barra para o jovem ser vendido¨.

Teixeira não vê com bons olhos Neymar ficar ausente da convocação de Mano Menezes para defender a seleção brasileira: ¨Mano não deve interromper a renovação que tem ligação com Neymar¨.

Por Leandro Quesada às 22h07

Mano consultará Dorival sobre Neymar

O técnico da seleção brasileira levantará algumas informações com o colega santista sobre o comportamento do atacante dentro e fora dos gramados.

Uma conversa fundamental de especialistas para Mano Menezes decidir se convoca ou não Neymar na próxima quinta-feira.

A entrevista ao Roda Viva da TV Cultura vai ao ar nesta segunda-feira, 22hs.

Por Leandro Quesada às 15h07

Mano: Pelé não era anjo

Mano Menezes citou o maior jogador do mundo de todos os tempos para minimizar as atitudes de Neymar.

O técnico da seleção brasileira lembrou em entrevista ao Roda Viva da TV Cultura que Pelé nunca fugiu das ¨divididas¨ com os adversários e que por isso entende as posturas do golden boy da Vila nos campos de futebol.

¨Os problemas do passado são parecidos com os de agora. A diferença talvez seja a dimensão maior. O mundo do futebol chama muito a atenção¨, defende Mano.

Ao mesmo tempo, o ex-treinador do Corinthians dá um recado para Neymar e todos que o cercam: ¨Não basta ser habilidoso apenas, o jogador precisa saber se relacionar e se comportar com a mídia, agentes e técnicos¨.

Por Leandro Quesada às 14h42

Felipão, o perseguido

Longe de vestir a pele de advogado de Felipão mas as arbitragens estão sendo severas com o penta. Tudo bem que o técnico é um ¨reclamão¨, chato pacas no gramado, principalmente perto da lateral. Coitados dos assistentes com ouvidos muitas vezes nada preparados para algumas reclamações.

Não podemos esquecer no entanto que Felipão não é o único, não! Com raríssimas exceções, difícil é apontar um técnico ou jogador que não faça críticas aos árbitros.

Uma vez ciente da perseguição sofrida, Felipão deveria se policiar para não pressionar, mesmo com razão, os homens do apito. Já o Palmeiras tem a obrigação de cobrar a comissão nacional de arbitragem explicações sobre as condutas mais duras com o comandante palmeirense.

Por Leandro Quesada às 00h49

19/09/2010

Flu: setembro negro

O ex-líder caiu vertiginosamente no Campeonato Brasileiro. Nos últimos seis jogos, o time das Laranjeiras conquistou apenas cinco dos 18 possíveis. Uma média ridícula menor que um ponto por partida.

A queda se explica principalmente quando observamos o desempenho no mês de setembro. As derrotas para Corinthians, Guarani e Atlético-GO e ainda os empates com Flamengo e Palmeiras contribuíram bastante para a perda da liderança. A única vitória foi contra o Ceará.

Mesmo com os seguidos tropeços, o Fluminense ainda está vivo no Brasileirão. A tal da ¨gordura¨ acabou e chegou a hora de recuperar o terreno perdido.

O Flu tem time e técnico para levantar.

Por Leandro Quesada às 20h47

Sobre o autor

Repórter e apresentador da rádio e TV Bandeirantes desde 1995, Leandro Quesada cobre os principais eventos da emissora. São 3 Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006, além de coberturas jornalísticas de Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Estaduais, Libertadores, Mundiais de Clubes, Liga dos Campeões, eliminatórias da Copa, amistosos da seleção, Copa América, entre outros. Na Rádio Bandeirantes, é repórter e também apresentador do programa Esporte em Debate desde 1999. Na TV, é um dos comentaristas do Jogo Aberto, programa da Band, comandado por Renata Fan. Em 2002, ganhou o prêmio de melhor repórter esportivo dado pela Aceesp - Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. O jornalista ainda foi um dos informantes da CPI CBF-Nike - que investigou o submundo do futebol brasileiro.

Sobre o blog

Paulistano nascido no bairro histórico do Ipiranga, criado na República da zona leste da capital, torcedor do Juventus da Mooca, Quesada trará matérias especiais e notícias exclusivas dos bastidores do futebol.